Expo Paraí: uma história construída por muitas mãos e muitos visitantes!

Publicado em: 04/10/2023 11:29 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Um público de mais de 30 pessoas circulou pelo Parque Municipal Traquilo Zadinello durante os quatro dias da 8ª Expo Paraí e XV Tecnoclara, de 21 a 24 de setembro. No local, os visitantes encontram uma feira grandiosa, com expositores internos, em sua grande maioria de Paraí, máquinas e implementos agrícolas, feira do produtor e do artesanato, além da exposição do gado de leite na Tecnoclara. No ambiente interno, estiveram presentes na feira 33 empresas, em sua grande maioria, empresas paraienses. O local ainda contou com o espaço 360º, um palco central, em meio à feira, que recebeu apresentações das oficinais municipais, desfiles e palestras.

Foram 48 expositores externos, dedicados principalmente à exposição de máquinas e implementos agrícolas. Um ambiente especial foi preparado para receber os produtores e as agroindústrias de Paraí, assim como os artesãos locais. Copa, salame, geleias, cachaça e mel estiveram à disposição dos visitantes, que puderam ainda acompanhar de perto a produção do melado. Os artesãos de Paraí também tiveram a oportunidade de expor e vender os seus produtos ao público visitante.

A feira ainda contou com a presença da Van do Esporte, uma iniciativa da Secretaria do Esporte e Lazer do Estado. Através da Van, foi disponibilizado um espaço, dedicado principalmente às crianças, para a prática de brincadeiras e atividades esportivas.

A 15ª edição da Tecnoclara também foi um sucesso, contando com a exposição de 171 animais das raças Jersey e Holandesa, de produtores dos municípios de Paraí, Cotiporã, Veranópolis, Nova Bassano, Nova Roma do Sul e Erebango. Mais 67 empresas parceiras do Mercado Agropecuário da Cooperativa Santa Clara estiveram presentes. O ponto alto da Tecnoclara foi o tradicional “Banho de Leite”, no sábado (23), onde as famílias donas das vacas das raças jersey e holandesa que mais produziram leite, receberam à sua coroação. O primeiro lugar na raça holandesa ficou com a vaca dos associados João e Fábio Bresolin, de Erebango, que produziu 73.450kg de leite em duas ordenhas. Na raça Jersey, o título ficou com o associado Domingos Bortolon, de Protásio Alves, que produziu 44.695kg de leite em duas ordenhas.

Na sexta-feira (22), Paraí recebeu mais de 20 cortes e prefeitos de toda a região para a realização do Encontro de Soberanas e da reunião dos prefeitos da AMESNE. Após, as delegações dos municípios visitantes foram recebidas no Parque Municipal para a cerimônia oficial de abertura da 8ª Expo Paraí e XV Tecnoclara. Após a cerimônia, as comitivas foram recepcionadas em um coquetel. O deputado estadual, Guilherme Pasin, esteve presente no evento.

O prefeito Oscar Dall’Agnol comemorou a realização de mais uma expo. “Estive como prefeito na realização da primeira Expo Paraí, e com muito orgulho, mais uma vez, faço parte desta história. A cada edição a nossa feira cresce em número de expositores, de visitantes, e temos a certeza de que a próxima sempre será melhor. Este é o momento de mostrarmos o que há de melhor em Paraí, o potencial do nosso município”, finaliza.

A 8ª Expo Paraí também contou com uma intensa programação de shows, indo da música tradicionalista ao rock and roll. Na quinta-feira (21), a programação foi aberta pelo grupo gaúcho Os 4 Gaudérios e finalizada com o baile da banda Rainha Musical. Na sexta (22), a Banda Passarela abriu a noite e empolgou o público que ainda acompanhou o show nacional com a dupla sertaneja, Marcos&Belutti. O sábado (23), foi dia de rock com a banda Vera Loca e o show nacional com a Banda Ira. A feira foi finalizada com chave de ouro, com o esperado show com a Banda Corpo e Alma, e o baile com o grupo Cordeona.