Publicado em: 18/03/2024 13:43 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

O município foi contemplado na segunda edição do programa Pavimenta, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Se

Assinado o convênio do Governo do Estado com o município de Paraí, no âmbito do programa Pavimenta 2, para a realização de obra de pavimentação asfáltica da RS-438, localizada no interior do município, com extensão de 1,5 Km. O valor total da obra é de R$ 1.726.750,01, sendo R$ 1 milhão em investimento pelo Estado e R$ 726.750,01 de contrapartida municipal. Oscar Dall Agnol e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, realizaram a assinatura do convênio nesta quinta-feira (14/03), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. Ao todo, 237 municípios receberão obras de pavimentação em parceria com o Governo do Estado. O investimento total do governo gaúcho é de R$ 397,9 milhões.

Conforme o prefeito, ser contemplado pelo Pavimenta é motivo de comemoração para qualquer gestor, pois através da adesão ao programa é possível melhorar significativamente a infraestrutura rodoviária dos municípios. “Sem dúvidas, essa obra trata-se de uma prioridade há muito reclamada pela população regional, pois a estrada intermunicipal é um caminho mais curto para o Norte gaúcho, ligando a RS-126 e a BR-285, importante corredor de escoamento da produção. A obra, ainda, ganha uma extrema relevância, pois vai impulsionar o turismo, agregando valor à produção primária e artesanal, agroindústrias, indústrias e o comércio em geral. A pavimentação desta estrada preenche uma lacuna viária, garantindo aos moradores e à região desenvolvimento econômico e social, melhorando sensivelmente a qualidade de vida das pessoas, especialmente porque torna mais fácil o acesso aos hospitais e atendimentos de saúde. O programa Pavimenta, que tem alcançado recursos financeiros do Estado aos municípios tornou possível a concretização de muitas obras prioritárias, tornando muitos sonhos realidade”, declarou.

Para o secretário Mallmann, o Pavimenta representa uma mudança na forma de fazer gestão. “Não foi o Estado quem decidiu, de cima para baixo, que melhorias deveriam ser feitas nas cidades. Foram os prefeitos — que conhecem o dia a dia e a realidade de sua gente — que indicaram. Estamos falando de um investimento que vai passar na frente da casa das pessoas, na rua da escola ou da Unidade Básica de Saúde (UBS). Ou seja, o Estado cada vez mais perto das comunidades”, afirmou.

O Pavimenta é responsável pela execução de projetos de infraestrutura rodoviária, incluindo obras de pavimentação, terraplanagem, drenagem e microdrenagem (meios-fios, bocas-de-lobo e redes), sinalização e acessibilidade. O objetivo é ofertar uma melhor estrutura de trafegabilidade, aprimorar as condições para escoamento da produção e promover o fomento ao turismo, facilitando o acesso a serviços e equipamentos públicos, melhorando a qualidade de vida de todos os cidadãos.