Colheita da uva acontece em Paraí

Publicado em: 10/02/2023 14:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Já iniciou em Paraí a época da vindima, ou seja, da colheita da uva. Mais de 20 famílias locais trabalham com a produção comercial de uva, geralmente encaminhada para a produção de vinhos, sucos e espumantes em cantinas da Serra Gaúcha, principalmente para Garibaldi.

Em Paraí, são cerca de 90 hectares de uva dedicada a produção comercial, a maioria localizados nas comunidades Santa Maria Goretti, São João Bosco, São Caetano, São Mateus, Santo Antônio e São Luís. As variedades mais produzidas são a moscato, a bordô, a niágra e a uva isabel.

Muitas famílias preservam a cultura e mantém pequenos parreirais em casa, para o consumo familiar, produção de vinho doce e geleias.

Para este ano, a Emater projeta em Paraí uma produção de até 36 mil quilos por hectare. Algumas variedades ainda foram prejudicadas pela incidência de geadas, em 2022.

Confira algumas fotos da produção de uvas em Paraí e da colheita da uva bordô, na propriedade da família de Danrlei Zanon, na comunidade Santa Maria Goretti.