Paraí decreta situação de emergência por conta da estiagem

Publicado em: 24/01/2022 17:14 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

No último dia 20, o Município de Paraí através decreto nº 89/2022, declarou situação de emergência nas áreas afetadas em virtude da estiagem que castiga o município e diversas localidades do Estado. O decreto, que tem validade de 180 dias, considera parecer da Defesa Civil Municipal, que leva em conta dados apontados por entidades como a Emater, CRAS, Secretaria Municipal de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente, que atuam junto dos agricultores principalmente para a manutenção do abastecimento de água para consumo humano e dessedentação animal.

Conforme o documento, a Administração Municipal de Paraí optou pela declaração de situação de emergência por levar em conta que o município é essencialmente agrícola. Como as propriedades locais são de agricultura familiar e de subsistência, os danos são maiores, incluindo o fato e que já ocorre a escassez de água em fontes naturais, rios e açudes, o que prejudica diretamente o consumo humano e animal. Para a Administração, o atual cenário de estiagem tem ocasionado prejuízo humano, social e econômico no município.

Em relatório produzido no dia 05 de janeiro, a Emater previa um prejuízo agrícola em Paraí de quase R$20 milhões, que deve atingir também o setor agropecuário e leiteiro, além de impactar diretamente a economia local. Com a manutenção do tempo seco, este impacto deve ser ainda maior.

Conforme a Emater, estima-se uma perda de 60% na produção de milho para silagem e milho em grão, 50% na produção da soja, gerando um impacto direto de 30% de perda na produção leiteira. A atividade deve registrar perdas ao longo do ano, devido a silagem com baixa qualidade nutritiva que está sendo produzida, o que vai gerar a necessidade de uma maior suplementação na alimentação dos animais.

Na fruticultura os impactos também são sentidos. A Emater estiva uma perda média de 40% na produção de frutas no município, sendo o cultivo da uva o mais impactado.

O Município aguarda agora homologação do Estado sobre a situação de emergência por conta da estiagem.