Paraí decreta situação de emergência por conta da estiagem

Publicado em: 17/02/2023 16:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

No dia 13 de fevereiro, o Município de Paraí declarou situação de emergência por conta da estiagem. O decreto leva em conta levantamentos realizados pela Defesa Civil local e Emater, que chamam a atenção para os prejuízos registrados no município por conta dos baixos volumes de chuvas e falta de chuvas regulares durante este ano de 2023 e, a recorrência de estiagens nos últimos três anos, o que causa uma perda de umidade no solo superior à sua capacidade de reposição.

A Emater calcula uma perda de 40% na produção local de milho e de 50 % na produção de soja. Outras culturas também são prejudicadas, como a produção de uva e figos, que possui cerca de 10% da sua produção comprometida. A Emater destaca também as perdas nas culturas temporárias que são de grande importância para a alimentação e subsistência das famílias, estimando perdas de 50% na cultura da batata doce; 50 % cultura da mandioca; 60% feijão; 40 % cana de açúcar; pomares domésticos também foram muito prejudicados.

A atividade leiteira, outra importante fonte de renda das famílias locais, também é impactada diretamente pela estiagem. A Emater calcula uma redução de 15% na produção de leite devido à escassez de chuvas. Nas atividades de produção de suínos e a avicultura integrada, estão ocorrendo socorros no abastecimento de água potável aos animais nas propriedades onde ocorrem problemas de abastecimento. Conforme o levantamento, a Emater calcula uma perda de mais de R$26 milhões na área da agricultura.

Até o momento 70 pessoas e três empresas estão sendo assistidas pelo Município com a distribuição de água.