Paraí realiza a I Semana da Cultura

Publicado em: 08/11/2022 14:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Nos dias 04, 05 e 06 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Paraí promoveu a primeira Semana da Cultura, com eventos que buscaram valorizar a música e a dança. Na sexta-feira, dia 04, a programação teve início voltado às escolas do município, com uma palestra com a historiadora e escritora paraiense, Simone Bordignon, que conversou com os alunos sobre aspectos da cultura e história de Paraí. Na parte da noite, no ambiente da Pierre Lounge, foi realizado o evento “Vozes de Paraí”, com entrada gratuita, onde talentos locais realizaram apresentações seguidas de um show com a dupla sertaneja Lucas Henrique e Guilherme.

No sábado, foi realizado no Ginásio Municipal de Esportes, o “Festival de Danças”, onde os grupos das oficinas municipais de dança livre e de balé se apresentaram. O evento ainda contou com a apresentação das invernadas artísticas do CTG Rodeio da Amizade e, com a participação dos grupos AFRO Essência e Grupo Kalina da Braspol de Nova Prata, que estiveram abrilhantando ainda mais o evento com danças típicas polonesas e da cultura africana.

A programação da Semana da Cultura se encerrou no domingo, dia 06, com o resgate do Festival Municipal de Bandas Marciais. Durante todo o domingo, mais de 20 bandas marciais e fanfarras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estiveram se apresentando em Paraí. Por conta da chuva que caiu no município no período da tarde, o evento foi transferido da Praça Matriz e teve o seu encerramento realizado no Ginásio Municipal de Esportes.

“Mais de 800 pessoas envolvidas com as bandas estiveram presentes com a gente no Festival, além do público que prestigiou este evento. Para nós, é gratificante contar com a colaboração da comunidade paraiense e, ainda mais, ver Paraí sediando eventos tão importantes para o desenvolvimento e fortalecimento da nossa cultura. Esperamos que a Semana da Cultura conquiste um espaço permanente no calendário de eventos do nosso município e que a cada ano novas ações possam envolver toda a nossa comunidade”, afirma a secretária municipal de Educação e Cultura, Rejane Pasin Fornazier.