Colheita da uva registra perdas por conta da estiagem

Colheita da uva registra perdas por conta da estiagem


Publicado em: 09/02/2022 14:45 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Whatsapp

 

Castigada pela estiagem e mais recentemente pelo temporal com granizo, a produção de uvas em Paraí registra uma perda média de 40%, segundo levantamento do escritório da Emater local. “Algumas propriedades que foram mais castigadas pela seca e depois pelo granizo, registram perdas ainda mais consideráveis na sua produção”, comenta o extensionista da Emater, Orivaldo Trevizan. O resultado são cachos menores e a morte de algumas plantas.

Em Paraí, mais de 20 propriedades trabalham comercialmente com o cultivo da uva, resultando em aproximadamente 55 hectares de parreiras. Outras tantas propriedades possuem pequenos parreirais para o consumo familiar da fruta, ou então para a produção de vinhos e geleias caseiras, mantendo vivos os costumes e a cultura dos antepassados que povoaram a região.

A maior parte das uvas produzidas em Paraí são vendidas para vinícolas em cidades serranas, como Garibaldi e Bento Gonçalves. Em Paraí as variedades de uva mais produzidas são a Francesa, Niágra branca e rosa, Bordô, Isabel, Casca Grossa/Cor de rosa, Moscato, Malvasia e algumas híbridas.


Leia também

Administração Municipal

8ª Expo Paraí é lançada oficialmente

26/05/2023 17:58

Agricultura e Meio Ambiente

Dia de Campo sobre a atividade leiteira!

25/05/2023 15:00

Agricultura e Meio Ambiente

Dia de Campo proporciona conhecimento aos agricultores

20/03/2023 14:21

Agricultura e Meio Ambiente

Paraí decreta situação de emergência por conta da estiagem

17/02/2023 16:00